terça-feira, 13 de agosto de 2013

Tratamento Acústico e Isolamento Acústico

Curiosidades sobre isolamento acústico: Entendendo melhor.

Isolamento acústico é o processo pelo qual se objetiva impedir a transmissão sonora de um ambiente para o outro, eliminando os ruídos prejudiciais à saúde, onde requer critérios bem definidos, garantindo a eficácia e segurança do isolamento.

O isolamento acústico deve ser projetado e executado com muito critério, pois uma falha na composição dos materiais ou no método construtivo utilizado pode permitir a passagem do som quase em sua totalidade.

A absorção acústica trata do fenômeno que minimiza a reflexão das ondas sonoras num mesmo ambiente. Ou seja, diminui ou elimina o nível de reverberação (que é uma variação do eco) num mesmo ambiente. Nestes casos se deseja, além de diminuir os níveis de pressão sonora do recinto, melhorar o nível de inteligibilidade.

A reflexão de som por superfícies é extremamente importante em auditórios e recintos em que a boa audibilidade seja necessária. Por outro lado, onde quisermos atenuar o ruído e controlar o espalhamento do som, deveremos tratar as superfícies de tal modo que reduzam a energia sonora refletida. Isto quer dizer que, a parte da onda que não for absorvida ou transmitida, é refletida de volta para o recinto.


Fonte:Teoria Engenharia Acústica


Quando entendemos o que é a acústica e como funciona, percebemos a diferença que ela faz na nossa vida diariamente, e como isso está ligada ao nosso conforto e saúde também.
E tendo essa consciência podemos tomar a decisão mais favorável para obtermos tranquilidade, especialmente numa cidade como São Paulo.