quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Quem inventou o parafuso?


Devemos agradecer ao matemático grego Archytas of Tarentum (428 - 350 aC.). Naquela época feitos de madeira, além de auxiliar na fixação de partes, faziam partes de um conjunto de máquinas de prensa para extração do azeite de oliva, suco do damasco e da uva. Só em 1400, na Europa, é que surgiram os parafusos de metal. Já em 1797, o britânico Henry Maudslay inventou o parafuso de fenda. Em 1798, o americano David Wilkinson patenteou um parafuso com um dispositivo similar. Foi só no início do século XIX que surgiram os parafusos de ponta, utilizados até hoje.Desde então, parafusos diversos para infinitas utilizações foram criados, como exemplo os de fixação em concretos, para sustentação de estruturas mais pesadas.

O parafuso é uma peça metálica ou feito de matéria dura (PVC, plástico, vidro, madeira, entre outros), em formato cônico ou cilíndrico, sulcada em espiral ao longo de sua face externa e com a sua base superior adaptada a diversas ferramentas de fixação (cabeça do parafuso), como chave de fenda ou demais modelos: Phillips ou Estrela, Pozidriv, Torx, Allen, Robertson, Tri-Wing, Torq-Set eSpanner. Sua cabeça também pode ser quadrada ou sextavada para ser utilizada por chave de boca ou chave inglesa.


É que poucas pessoas param para olhar à sua volta e perceber que em todos os lugares encontrarão parafusos. Segundo uma fonte na Internet, observei que ele citava ser a “melhor invenção do Mundo”.

Quanto à sua compra, não se trata de uma ação tão simples assim, por existirem inúmeras medidas, ligas, tipos de cabeças, espessuras e formas que fazem parecer estar comprando um “disco voador”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário